sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Observação de Ocultação: Eta Piscium

Nessa madrugada as nuvens simplesmente desapareceram do céu depois de uns dias chuvosos. O céu ficou incrivelmene transparente e, no horário da ocultação, com uma atmosfera bastante tranquila por causa da estranha temperatura para meados de novembro: 17º.
A ocultação foi acompanhada e cronometrada acredito que com sucesso. Digo acredito por causa da diferença de 1s em relação à prvisão do Occult. Dessa vez consegui preparar tudo a tempo e para não perder o momeno certo acertei antecipadamente o relógio pelo Observatório Nacional e programei o despertador para 1 min antes do momento da previsão. Essa providência se mostrou acertada pois não precisei ficar mais que 1 mim com o olho na ocular com a Lua cheia.
Outra providência que deu certo foi o uso de uma ocular com descanso visual maior pois com ela foi possível acompanhar a "aproximação" com o olho um pouco mais afastado. Como Eta Piscium tem magnitude menor que 4 não houve dificuldades.

Os tempos:
EP: 0,37 s
Tempo do travamento do cronômetro: 01 min 51,44 s
Hora do travamento (ON): 04h 48 min 00 s (TU)
Horário previsto pelo Occult: 4h 46 min 07 s (TU)
Horário da ocultação: 04h 46min 08,19s (TU)

3 comentários:

  1. Bacana Milito,

    Nas proximas ocultações eu pretendo fazer a cronometragem tambem!

    att,

    ResponderExcluir
  2. Oi Anthony, prazer em "ver" você aqui. As ocultações estelares estão virando uma cachaça da boa. Ainda falta muita coisa para o entendimento total do alcance dessas observações mas a cada dia descobre-se uma coisa nova. Como o tempo para dedicar a essa atividade é curto, vamos fazendo tudo aos poucos.
    O que você precisar e estiver ao meu alcance é só falar. Às vezes uma dúvida pode ser a mesma e em conjunto fica mais fácil trabalhar.
    Para dezembro teremos algumas ocultações boas, de estrelas brilhantes. Estou preparando uma tabela que colocarei no ar em tempo hábil.

    um abração.

    ResponderExcluir
  3. Ok, ja estou acompanhando seu Blog, e assim que você postar eu estarei tentando observar, espero que as nuvens ajudem.

    Aqui em MG ta dificil nas ultimas semanas...

    ResponderExcluir