quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mais um catálogo para o CdC - Catálogo ZC

O software Occult fornece as previsões das ocultações estelares para determinada data e localidade. Os catálogos para a identificação das estrelas a serem ocultadas são o SAO, o XZ e o ZC (Zodiacal Catalog) sendo que os dois últimos contém apenas as estrelas próximas à ecliptica, por motivos óbvios.
O Occult fornece detalhes dessas estrelas e inclusive a identificação em outros catálogos, mas isso dificulta quando quero plotar a efeméride no Cartes du Ciel.
"Passeando" pelo grupo Skycharts do yahoo, encontrei na página de arquivos o "ZCforCdC.zip" - o catálogo ZC para ser plotado no Cartes du Ciel.
Quem for registrado no grupo pode pagar lá esse arquivo. Quem não for, e quizer a pasta zipada, é só mandar um comentário pedindo que eu envio por e-mail (apenas 100 KB).
Eu já havia encontrado o catálogo ZX (veja post de 28/10) e agora meu CdC está completo para plotar as ocultações em qualquer dos catálogos apontados pelas previsões do Occult.

3 comentários:

  1. Olá amigos,

    Meu nome é Helder, vivo em Moçambique - Maputo, costa Leste de África, frente à ilha de Madagáscar.
    Tenho 59 anos e sou astrónomo amador e astro-fotografo.
    Achei este grupo com acessórios para o programa CIEL que eu uso e gosto muito.

    Aproveito para solicitar ao amigo Milito o ZCforCdC.zip . Meu e-mail é : geraldes.helder@gmail.com

    Espero virmos a ter bons motivos para uma óptima colaboração.

    Desde já os meus agradecimentos,

    Helder

    Céus limpos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Milito,

    Meu nome é jonatan também estou precisando do arquivo do ZC para adicionar ao CDC, pode me fazer este favor e enviar para o e-mail:

    jonatanastro@yahoo.com.br

    Abraços e boas observações!!!!

    Jonatan

    ResponderExcluir
  3. Olá Jonatan.

    Já fiz o envio do catálogo. Junto a ele enviei também o XZ que também é muito usado nas previsões.
    Grato pela visita ao blog

    abraços

    Milito

    ResponderExcluir