sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Afinal, o que é a ocultação de uma estrela pela Lua?

A Lua em seu percurso pelo céu "passa pela frente" de diversos outros astros. A esse fenômeno é dado o nome de ocultação. Isso ocorre porque a Lua, assim como os demais astros do sistema solar, movimentam-se em velocidades aparentes diferentes das estrelas.
Essas por estarem a uma distância muito maior, para efeito prático são consideradas como se estivessem paradas no céu. Seu movimento diário se dá por causa da rotação da Terra.
Dessa forma os astros do sistema solar com certa freqüência se interpõem entre nós e as estrelas do céu. A própria Lua por estar muito perto de nós pode transitar  "pela frente" dos demais corpos do nosso sistema solar que se movem com velocidade aparente menor que a do noso satélite natural.
O objetivo da observação é a cronometragem de tempo de ocultações e reaparecimentos de estrelas, planetas, asteróides pela Lua, e/ou registros em imagens; para cálculos posteriores de interesse cientifico e estudo da topografia da borda lunar.
No Brasil temos a seção lunar da Rede de Astronomia Observacional - REA-Brasil - que centraliza as cronometragens das ocultações e as remetem para a International Occultation Timing Association - IOTA. Essas cronometragens servem para:
- Descoberta e estudo de estrelas duplas;
-  Aperfeiçoamento do conhecimento do limbo lunar;
-  Medição do tamanho angular de certas estrelas;
-  Determinação da posição de estrelas;
-  Análise de erros sistemáticos nos catálogos Hipparcos e Tycho;
-  Previsão de pérolas de Baily em eclipses solares.
Cronometrar ocultações lunares é uma tarefa até certo ponto simples, bastando para isso que o interessado possua um telescópio ou um bom binóculo e um cronômetro. Aliás essa é uma das contribuições possíveis que os astrônomos amadores podem fazer em benefício da astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário