sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Apresentação

Algumas pessoas entendem que o acompanhamento das ocultações das estrelas pela Lua tem alguma ligação com o ocultismo. Quando falo que pratico essa atividade, num primeiro momento, tenho a nítida sensação de que estou falando em um idioma completamente desconhecido uma vez que meu interlocutor não encontra em seu repertório nenhum parâmetro para o entendimento imediato daquilo sobre o que estou falando.
Essa falta de entendimento é perfeitamente compreensível pois no mundo bombardeado por estímulos visuais e sonoros em que vivemos a atividade astronômica em geral já aparenta ser uma "coisa de maluco" por ser silenciosa e muitas vezes solitária.
Ai aparece um "mais louco" que dedica seu tempo a observar a passagem da Lua pela frente das estrelas, ao invéz de ver televisão e estar informado sobre o que acontece no mundo as celebridades. Imagino o juízo que fariam caso soubessem que enquanto observo o céu, eu ouço música erudita !
Pois é. Uma das finalidades desse blog é justamente retirar o ar de ocultismo da observação de ocultações de estrelas pela Lua. Como todo iniciante em qualquer prática não tenho a ilusão de que essa iniciativa sirva de fonte abalisada sobre o assunto. Minha pretensão primeira é possuir um "local virtual" no qual eu possa agrupar tudo aquilo que conseguir a respeito do assunto, guardar meus registros das ocultações observadas, deixar as previsões de ocultações futuras, e colecionar links interessantes.
Quanto à periodicidade das postagens só sei que nada sei... Depois que começamos a praticar a astronomia de observação aprendemos que não temos controle sobre nada nesse mundo. Imaginem que no dia X haverá um trânsito de Marte por Júpiter. Fazemos todos os cálculos, deixamos o telescópio e as oculares impecavelmente limpos, fazemos um cuidadoso e metódico alinhamento polar da montagem equatorial para fotografar/filmar o evento, deixamos o telescópio newtoniano e o binóculo à mão para as observações visuais, juntamos alguns amigos para observar. Tudo pronto. Na hora H o tempo fecha... fazer o que? Esperar mais alguns milhares de anos para que o trânsito volte a acontecer.
Termino com uma citação que diz respeito ao estranhamento das pessoas que passam e se espantam com alguém olhando pelo buraco de um tubo.

"De perto ninguém é normal"
Caetano Veloso