sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Primeira tentativa

No dia 16-09-2010 fiz minha primeira observação da ocultação de uma estrela pela Lua. Digo primeira e já explico que estou considerando como a primeira observação do fenômeno cuja ocorrência pude cronometrar para saber o horário exato do "desaparecimeno" da estrela por trás do limbo lunar.
A estrela em questão foi a de número 2227 de classe especral K0 e de magnitude visual 5.8, na conselação de Libra. A previsão era de que a oculação ocorresse por volta das 23:48 (local). A Lua nesse horário estava no poente a apenas 11º de altitude e a ocultação seria a do tipo mais fácil pois a estrela iria "desaparecer" na parte não iluminada do crescente. É interessante fazer essa observação pois fica a impresão de que foi desligado um interruptor elétrico e a estrela "apaga" do nada...
Tive que colocar o telescópio na rua por causa da baixa altitude da Lua. Muito frio e vento e o vigilante noturno até interrompeu sua ronda para ver o que aquele maluco estava fazendo sentado em um banco ao lado de um tubo comprido rsrsrs.
Comecei a ficar atento por volta das 23:43h. Não usei muito aumento - 65 vezes - pois achei melhor ter sempre a referência visual da Lua o que não teria com muito aumento. Preparei o cronômetro e fiquei aguardando. Eu acreditava que a estrela ao "tocar" a Lua começaria a diminuir sua magnitude até deixar de brilhar, como ocorre mum eclipse das luas de júpiter, mas para minha surpresa ocorreu o "apagamento" quase que instantâneo que já comentei mais acima.
Fiz as contas necessárias ao reporte e foi verificado um erro acima do esperado. Cheguei à conclusão de que usar o cronômetro do telefone celular não é uma boa opção, pois suas teclas muito pequena não tem precisão de acionamento. Na mesma semana comprei um cronômetro decente.

Um comentário: