sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Como fazer a cronometragem

Observar essa efeméride não é nada do outro mundo, e só requer um pouco de cuidado e de atenção para poder determinar o exato instante em que a estrela é ocultada pela Lua. Para isso é preciso se cercar de algumas informações, além daquelas referentes à previsão de horário e dos dados da estrela (localização e magnitude principalmente). Além dessas precisamos ter anotados nosso tempo de reação, conhecido como "equação pessoal" que é o tempo que perdemos entre perceber visualmente o fenômeno e acionar o cronômero e acesso à hora certa.
Para determinar a equação pessoal existe um aplicativo - o aops - que simula na tela do computador a ocultação de uma estrela. Quando percebemos a diminuição de brilho da estrela virtual pressionamos uma tecla do computador e o tempo entre as ações é indicado. Esperamos um pouco mais e a estrela virtual volta ao seu brilho original e quando isso ocorre pressionamos outra vez uma das teclas, o que vai gerar outro tempo de reação. Geralmente esses tempos são da ordem de décimos de segundos e para uma determinação mais apurada fazemos a simulação umas cinco vezes (pelo menos foi o que eu fiz) para depois fazer a média dos tempos.
Para cronometrar o momento da ocultação fazemos o seguinte: assim que a estrela entra em ocultação é preciso disparar o cronômetro. Ai deixamos o mesmo "correndo" e telefonamos para o Observatório Nacional (quem nuca fez isso é aconselhável fazer uma ligação antes para saber como funciona). A hora é falada e depois disso ouvimos três bipes e o terceiro é o instante da hora falada anteriormente. As horas são faladas de 10 em 10 segundos.
Para determinar o horário preciso da ocultação para as nossas coordenadas fazemos o seguinte: com o cronômetro ainda marcando o tempo decorrido desde a ocultação esperamos que ao telefone seja anunciado um "minuto cheio" - tantos minutos e zero segundos - para facilitar as contas. No meu caso ontem o horário foi 23h 51 minutos 0 segundos. No terceiro bipe parei o cronômetro marcando o tempo decorrido desde a ocultação até o horário anunciado ao telefone.
De posse do horário, do tempo transcorrido e da minha equação pessoal é só fazer as contas. Basta subtrair da hora em que interrompemos a contagem de tempo do cronômetro da hora fornecida pelo Observatório Nacional. No caso de ontem interrompi o cronômetro às 23:51:00 e vi que havia transcorrido 2 minutos e 23,74 segundos. Feita a subtração pude determinar que a hora exata da oculação foi Às 23h 48 min e 36,26 s. Ai precisei subtrair o meu tempo de reação derminado pela minha equação pessoal, cuja média foi de 0,4s. Assim a ocultação aqui nas minhas coordenadas ocorreu exatamene às 23:49:35,86 horário local ou para ser preciso, às 02:48:37,06 UT, do dia 17-08-2010.
Uma pena que o acionamento do cronômetro tenha dado errado (vide postagem anterior).

Nenhum comentário:

Postar um comentário