Desculpem pelo ponto de exclamação no título da postagem. Mas foi preciso contrariar as normas do curso de jornalismo para relatar a tentativa de cronometragem de nu Aquarii (ZC 3093) nessa madrugada.
Deixei o telescópio aclimatando com 40 minutos de antecedência, observei o local do reaparecimento da estrela, acertei meu relógio com a hora certa do ON, determinei minha equação pessoal e dois minutos antes do tempo previsto comecei a vigília.
A estrela emergiu e acionei o cronômetro. Pelo menos foi o que eu pensei pois o cronômetro já estava disparado - provavelmente na hora de tirar da mala tenha sido acionado acidentalmente.
Entrei em casa e já estava telefonando para o Observatório Nacional quando olhei para o display do cronômetro e ele estava PARADO marcando absurdos 37 minutos e alguns quebrados.
Toda a preparação que deveria ter sido meticulosa foi inútil, pois não tinha o tempo decorrido desde o disparo do cronômetro.
Como toda a prática que se torna rotineira, as chances de ocorrências dessa natureza são grandes - um claro sinal de descuido. Como toda rotina é preciso muita atenção e já preparei uma lista com todos os passos para evitar que isso volte a se repetir.
O jeito foi desmontar tudo, relatar a falha no caderno de campo e ir para a cama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário